Coleções

Coleção de Arqueologia, artefactos arqueológicos em sílex (pontas de setas, raspadores, núcleos), datados do Paleolítico Médio, recolhidos em diversas estações das freguesias de Ançã, Portunhos e Outil; artefactos em sílex do período calcolítico (finais do IV e primeira metade do III milénio a.C.) recolhidos na estação de Pedrulhais/Chãs, em Sepins; artefactos em pedra polida e lascadas (machados, percutores, …) datadas das idades do Bronze e Ferro (II e I milénio a.C.), recolhidas na estação da Pocariça; artefactos da Época Romana (pesos de tear e cerâmicas várias) e Ara Votiva dedicada ao Deus Tabudico (em depósito).

Coleção de Paleontologia, particularmente significativa, constituída por diversos fósseis de Calcário de Ançã - amonites - recolhidos na Pedreira da Boiça (Portunhos) com cerca de 174 milhões de anos que determinam a idade da Pedra de Ançã.

Coleção de Geologia, composta por uma grande parte de litologias (espécies de rochas) que afloram na região de Cantanhede, recolhidas por todo o Concelho e com diferentes datações.

Coleção de Ferramentas Tradicionais usadas na elaboração dos trabalhos em pedra, cedidas por um canteiro do Concelho.

Coleção de Peças Artísticas muito diversificadas, que representam a vasta utilização da Pedra de Ançã ao longo dos séculos.

Conteúdo atualizado a 24.07.2020