Visitas guiadas, gerais e temáticas, a grupos escolares e a outros públicos.

Atividades Lúdico-Pedagógicas que decorrem na sala do "Museu Vivo" e na "Sala Lúdico-Pedagógica" do Museu. Estas atividades incluem ateliers de artes plásticas com módulos de atividades práticas e experimentais sobre a História da Terra, a Fossilização, as Rochas Sedimentares, as Propriedades de Minerais e a Carsificação, orientados para os diferentes níveis escolares.
Os módulos incluem, para além de posters explicativos, a visualização de filmes didáticos, a construção de modelos de trilobites e orthoceras, a pintura de desenhos, a identificação e construção de fósseis com pasta de modelar, a observação das características das rochas sedimentares com lupas de mão e lupas binoculares, a determinação da propriedade dos minerais através da Escala de Mohs, de balanças, de provetas graduadas e de máquinas de calcular, e a verificação experimental do processo de dissolução de calcários com base na utilização de lamparinas, ácido clorídrico, água destilada, água das pedras, tubos de ensaio, calcite em pó e calcário.

Atividades Lúdico-Pedagógicas para jovens com mais de 60 anos.

Desenvolvimento de ações específicas em colaboração com as escolas e as universidades, e em articulação com os programas curriculares.

Actividades de campo nas pedreiras do concelho, com as escolas.

Sessões de cinema de filmes relacionados com temáticas afins ao Museu.

Espaço Internet a sala POSI com quatro (4) computadores preparados com sistema de multimédia individual para acesso livre à INTERNET.

Biblioteca especializada em assuntos relacionados com a temática da pedra (em elaboração).

Outras atividades de estudo e sensibilização à arte e ao património cultural, tendo como ponto de partida, as coleções (permanente e temporárias) do Museu.

Conteúdo atualizado a 18.09.2019