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Atendimento Permanente

O atendimento visa informar, orientar, encaminhar e apoiar os munícipes no âmbito das atribuições e competências nos domínios da Ação Social e Saúde. 
O atendimento permanente disponibiliza informação e mobiliza os recursos adequados a cada situação, visando a promoção da melhoria das condições de vida e bem-estar das populações mais vulneráveis, condições essas facilitadoras da inclusão social. 

Objetivos: 
- Promover o atendimento e apoio social a pessoas e famílias em situação de carência ou disfunção, visando prevenir ou restabelecer o seu equilíbrio funcional, mobilizando recursos próprios ou comunitários, encaminhando para programas, equipamentos ou serviços; 
 - Apoiar na promoção da melhoria da qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade, quer na elevação do respetivo nível de competências, quer na construção e implementação dos seus projetos de vida; 
- Capacitar as pessoas e famílias a ultrapassar situações de crise; 
 - Apoiar na resolução das situações-problema e/ou encaminhamento para outros Serviços / Instituições de respostas mais adequadas às problemáticas apresentadas; 
 - Coadjuvar na resolução de problemas de inserção/reinserção profissional e de formação, em articulação com as entidades promotoras competentes, Instituto de Emprego e Formação Profissional e com os Estabelecimentos de Ensino; 
- Promover a integração comunitária das pessoas e ou famílias, bem como o desenvolvimento das respetivas capacidades; 
- Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação, em articulação com os competentes serviços e organismos da administração pública e rede de cooperação. 

Para a concretização destas finalidades, em que é necessária, a maioria das vezes, uma intervenção prioritária das entidades mais próximas das pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, a atuação desenvolvida pelo serviço de ação social torna-se mais eficaz e eficiente numa lógica de subsidiariedade.

EISE - Equipa de Intervenção em Situações de Exceção

A EISE integra a resposta operacional do Município de Cantanhede em situações de exceção. O enquadramento orgânico da EISE é efetuado pela Divisão de Ação Social e Saúde (DASS), que assegura os recursos humanos, sendo a coordenação e desenvolvimento desta Equipa, da responsabilidade da Vereadora da Solidariedade Ação Social e Saúde, em articulação estreita com Proteção Civil Municipal e demais serviços do Município. A EISE integra assistentes sociais, jurista e um psicólogo na sua constituição efetiva, podendo acionar outros colaboradores da DASS, dependendo do grau e dimensão da situação de exceção. 

A Equipa de Intervenção em Situações de Exceção tem por finalidade dar resposta atempada a situações excecionais, por forma a impulsionar a confluência de sinergias e a congregação de recursos para fazer face a necessidades sociais urgentes das populações afetadas no território de Cantanhede.

Deste modo e face à pandemia provocada pelo novo coronavírus, em que obrigou ao confinamento de pessoas que pela sua idade e patologias ao nível da saúde se encontravam em situação de risco, por um lado, e por outo para dar resposta a pessoas em situação de isolamento (positivas para a COVID 19) e em situação de vulnerabilidade social e econômica, foi criada a EISE - Equipa de Intervenção em Situações Extremas, tendo sido acionada no mês de março de 2020. A equipa era e é composta (pois continua no terreno) por técnicos de intervenção social da ação social do município de Cantanhede e por técnicos do CLDS Cantanhede 4G – Intervir, Integrar e Incluir. Esta equipa funcionou em espelho, 24 sobre 24 com linha dedicada, até ao mês de maio de 2020, salvaguardando a possibilidade de resposta de forma contínua e na altura de revezamento eram realizados testes serológicos, de modo a ressalvar a segurança de colaboradores/as e munícipes apoiados. 



Funcionamento em período de pandemia provocada pelo novo coronavírus

A metodologia de funcionamento da EISE, traduzia-se e traduz-se, dado que continua a funcionar, da seguinte forma:

1. Sinalização da necessidade. A sinalização da pessoa em situação de necessidade pode provir de:

a) Linha de ação social e saúde (231 249 043/969 136 313), sendo acionada pela própria pessoa em situação descrita anteriormente; pelas autarquias locais; IPSS locais; Segurança Social; entidades regionais/nacionais que rececionaram pedidos de colaboração dos munícipes residentes no concelho de Cantanhede.

b) por outros mecanismos, e-mail, contactos telefónicos através de outros números da autarquia.

2. Atendimento, sobretudo via telefone (receção de pedidos):

a) para transportar medicamentos entre a farmácia e a casa de pessoas idosas (numa fase inicial, pois as Farmácias começaram a dar essa resposta);

b) para transportar géneros alimentares, entre as superfícies comerciais e as pessoas em situação de confinamento;

c) para dar e transportar géneros alimentares (adquiridos pelo Município e doados por entidades locais) a famílias em situação de vulnerabilidade social e económica, agravada pela situação da pandemia;

d) Psicoeducação: facultar informação relativa à COVID 19, como forma de prevenção de eventuais comportamentos de risco, capacitando assim as pessoas para a adoção, sempre que possível, de atitudes mais securizantes e tranquilizadores (ajudar a acalmar, confortar e orientar).

3. Análise da situação social e económica para posterior encaminhamento e/ou mediação com as entidades competentes, nomeadamente Segurança Social (informações e submissões de requerimentos de rendimento social de inserção) /Centro de Emprego (inscrição para emprego) /autarquias locais/IPSS (respostas sociais) / Unidades de Saúde.



Nota: A EISE tem a capacidade de adaptar o seu modelo de funcionamento, de acordo com o cenário de exceção.  


Conteúdo atualizado a 03.10.2024