O projeto VirtuALL (simbiose entre Inovação, Envelhecimento e Qualidade de Vida) POISE-03-4639-FSE-000299, no âmbito do Portugal Inovação Social, co-financiado pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu, tem a duração de 30 meses (04/2019 – 03/2021) e que possui a AD ELO como Entidade Coordenadora e 6 Investidores Sociais (Municípios de Cantanhede, Montemor-o-Velho, Mealhada, Penacova, Figueira da Foz e Mira).
O projeto tem uma intervenção direcionada para a população maior de 65 anos, tendo formalmente iniciado em abril de 2019. A sua apresentação pública decorreu no dia 23 de outubro, assinalando o Dia Municipal do Idoso no concelho de Cantanhede.
O Município de Cantanhede, enquanto Investidor social, do projeto VIRTUALL tem vindo a realizar sessões com a população sénior, implementando com a equipa do projeto um ecossistema único que privilegia a transferência tecnológica e o desenvolvimento de boas práticas na área do envelhecimento ativo e saudável.
O projeto VirtuALL pretende criar e desenvolver uma Rede de Espaços/Salas de Atividades (de abrangência municipal), suportada por compromissos institucionais e técnicos, partilhados pela combinação de diversas áreas do saber, constituindo-se como uma ação inovadora em termos locais, regionais e até nacionais. Estes espaços serão enriquecidos com recursos humanos qualificados e soluções tecnológicas desenvolvidas para ir ao encontro das especificidades e particularidades desta população, visando a promoção da qualidade de vida, com efeito preventivo na doença e na promoção da saúde.
Este projeto assume como objetivos específicos:
- Aprofundar o conhecimento sobre o envelhecimento nas suas diversas realidades de base local;
- Fomentar o envelhecimento ativo e saudável ao longo do ciclo de vida, onde se inclui a literacia em saúde;
- Ensaiar abordagens inovadoras no âmbito da inovação tecnológica e social na facilitação do “ageing in place” e no combate ao idadismo;
- Promoção da cultura, da vida social ativa e de atividades intergeracionais;
- Facilitar a transferência tecnológica e de inovação para a comunidade (com interfaces de realidade locais), aplicando em contextos específicos e avaliando o seu impacto e resultados;
- Proceder à disseminação dos resultados e das (novas) soluções numa escala local, regional, nacional e internacional.
Em síntese, pretende-se estabelecer uma plataforma local de intervenção que, partindo do projeto, integre os agentes locais que têm responsabilidades e ações na supracitada área, mobilizando as entidades públicas e privadas para uma evolução tecnológica das suas práticas, integrando conhecimento do sector científico e empresarial na procura das melhores soluções para alcançar a promoção do equilíbrio bio-psico-social da pessoa idosa.
Contatos:
Tel: 231 419 550 | 914 007 124
Mais informação em:
ADELO