O que é o Gabinete de Apoio ao Emigrante?

O Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) é uma estrutura de apoio ao emigrante criada através da celebração de um acordo de cooperação entre a Câmara Municipal de Cantanhede e a Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP).

É uma estrutura de atendimento aos emigrantes da área do Município de Cantanhede, que confere um serviço informativo de apoio gratuito ao emigrante, residente ou não em Portugal, e seus familiares, ajudando-o na resolução dos diferentes problemas com que se depare e prestando ainda apoio no seu regresso e integração no país.


Competências

A Câmara Municipal de Cantanhede detém as seguintes competências, compartilhadas com a Direção Geral de Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas:
 
- Promover em conjugação com outras entidades, nomeadamente com os Gabinetes de Inserção Profissional (GIP), ações visando a informação aos cidadãos nacionais que pretendam trabalhar no estrangeiro, nomeadamente as previstas na campanha “Trabalhar no Estrangeiro”;

 - Colaborar com as entidades competentes, Ministério Público e Autoridade para as Condições de Trabalho, na fiscalização da atividade das entidades privadas, que, em território nacional, procedam à contratação de cidadãos nacionais para trabalhar no estrangeiro; 

 - Promover e colaborar em ações que apoiem, incentivem e acompanhem o retorno de cidadãos nacionais dos países de acolhimento, facilitando a reintegração social e profissional;

 - Colaborar, nas respetivas áreas de atuação, nas ações de apoio a repatriações e nas ações de apoio a cidadãos nacionais expulsos;

 - Colaborar, nas respetivas áreas de atuação, nas ações de apoio a cidadãos nacionais detidos ou condenados nos países de acolhimento, bem como de apoio aos familiares em território nacional;

 - Colaborar, nas respetivas áreas de atuação nas ações de apoio a menores de nacionalidade portuguesa em situação de risco e respetivos familiares em interação com as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens existentes nos Municípios/Câmaras Municipais;
 
- Potenciar a natureza do GAID enquanto eixo funcional e interativo, facilitador de contactos e informação útil aos agentes económicos das comunidades portuguesas com vocação para investir em Portugal.


Objetivo

O GAE pretende dar apoio a todos os cidadãos do território de Cantanhede que se encontrem já emigrados, assim como, ajudar aqueles que ponderam sair, informando-os dos seus direitos e contribuindo para a resolução de problemas apresentados.
Mais do que um espaço físico, pode ser uma oportunidade de negócio e investimento dentro e fora do concelho.

A quem se destina?

A todos os emigrantes que residem no seu país de acolhimento, ex-emigrantes que já tenham regressado a Portugal, ao concelho de Cantanhede, e futuros emigrantes.

Mais especificamente aos emigrantes que:

- Residam no país estrangeiro de acolhimento;

- Já regressaram para Portugal;

- Pretendam regressar a Portugal;

- Desejam emigrar;

- Aos luso descendentes dos emigrantes que se encontram nas situações acima descritas.


Que assuntos trata?

O GAE presta apoio aos emigrantes do Município de Cantanhede e faz o encaminhamento para as entidades competentes nas questões apresentadas, nomeadamente nas seguintes áreas:

- Aquisição de nacionalidade portuguesa;

- Assuntos jurídicos diversos;

- Dupla tributação;

- Educação;

- Equivalência de estudos;

- Imposto sobre veículos;

- Segurança social;

- Trabalhar no estrangeiro;

- Outros assuntos.


Legislação aplicável

 - DL nº 50/2018 de 16 de agosto (artº 22º)

 - DL nº 104/2018 de 29 de novembro (artº13º)

 - RCM n.º 64/2020, de 18 de agosto, Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora - PNAID


Programa Regressar

1 — A presente portaria define a medida de Apoio ao Regresso de Emigrantes a Portugal, no âmbito do Programa Regressar, criado através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 60/2019, de 28 de março, adiante designada por «medida».
2 — A presente medida consiste na atribuição de um apoio financeiro a conceder pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional, I. P., adiante designado por IEFP, I. P., aos emigrantes ou familiares de emigrantes que  iniciem atividade laboral por conta de outrem no território de Portugal continental, bem como na comparticipação das despesas inerentes ao seu regresso e do seu agregado familiar.

Portaria n.º 373/2019, de 15 de outubro

Alteração da Portaria n.º 214/2019, de 5 de julho, que procedeu à criação da medida de Apoio ao Regresso de Emigrantes a Portugal, no âmbito do Programa Regressar.  

Uma das alterações, é terem sido suprimidos os prazos de candidatura bem como o facto de ter sido eliminada a obrigatoriedade de apresentar declaração comprovativa da situação de emigrante emitida por Representação Consular Portuguesa, sendo admitidos outros meios de prova.



Procede à segunda alteração à Portaria n.º 214/2019, de 5 de julho, que regulamenta a medida de Apoio ao Regresso de Emigrantes a Portugal, no âmbito do Programa Regressar.


Kit Emigrante

Trata-se de um documento que reúne informação sobre os 12 serviços mais procurados e cujo objetivo passa por simplificar a vida dos portugueses que, residindo no estrangeiro, visitam Portugal nesta época do ano, aproveitando para tratar de questões diversas com a nossa Administração Pública.

O Kit Emigrante integrará serviços de diferentes departamentos da Administração Pública tutelados por várias Áreas Governativas, designadamente a renovação e alteração de morada do Cartão de Cidadão, o pedido de certificado de registo criminal, serviços relacionados com bens imóveis como o acesso à caderneta e ao registo predial, a solicitação ou a simulação de pensões, a revalidação da Carta de Condução e o acesso à certidão permanente do registo automóvel. O mesmo documento inclui ainda informação útil sobre as linhas de atendimento e outras ferramentas online, designadamente sobre a adesão à Chave Móvel Digital.

Este Kit está já disponível no portal www.eportugal.gov.pt e pretendemos agora que o mesmo possa ser divulgado e consultado nos 594 Espaços Cidadão, nas 55 Lojas de Cidadão, nos 157 Gabinetes de Apoio ao Emigrante, nas Juntas de Freguesia e nos Municípios. 

Horário e contactos

Segunda a sexta-feira: 09h às 16h

Câmara Municipal de Cantanhede, Edifício Casa Francisco Pinto, 
Rua António José de Almeida N.º 3, 3060-142 Cantanhede
 
Tel.: 00351 231 249 043 | 00351 231 410 123

Marcação para atendimento:
Tel.: 00351 231 249 043

Conteúdo atualizado a 21.07.2021