ABAP - Associação Beira Atlântico Parque


ACCIC - Câmara de Comércio e Indústria do Centro


AD ELO - Associação para o Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego


AIRC - Associação de Informática da Região Centro


AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) foi criada a 30 de abril de 2007 e apresenta-se como porta-voz de todos os municípios com vincada tradição vitivinícola.

Desenvolve ações e atividades de interesse comum a todos os seus municípios associados a nível local, nacional e europeu e tem como missão a afirmação da identidade histórico-cultural, patrimonial, económica e social dos municípios portugueses e dos territórios ligados à produção de vinhos de qualidade.

Entre os seus objetivos estratégicos está a valorização do potencial endógeno dos territórios cuja economia, cultura e identidade histórica estão fortemente associadas ao vinho.




Livro "Territórios Vinhateiros Olivícolas e Corticeiros de Portugal" - Apresentado e divulgado na conferência do 20º Aniversário da Gastronomia património Cultural de Portugal




ANMP - Associação Nacional Municipios Portugueses


APAV- Associação Portuguesa de Apoio à Vítima


AREAC - Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro




A AREAC- Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro, é uma pessoa colectiva de direito privado sem fins lucrativos, constituída em Julho de 2003 por vários Municípios da Região Centro.
 
A Agência foi criada ao abrigo do programa SAVE da Comunidade Europeia juntamente com outras duas Agências europeias, AG.EN.A. - Agenzia per l'Énergia e lÁmbiente della Prvícia di Teramo (Itália), e PAZE - Podlaska Agency for Energy (Polónia). A AREAC é coordenadora desta rede de agências que são co-financiadas nos três primeiros anos de actividade.
 
A AREAC desenvolve as suas actividades focalizada nas questões da energia e do ambiente. Tem como objectivo promover boas práticas de utilização da energia e a valorização dos recursos energéticos endógenos.

Contactos

AREAC- Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro
Rua Dr. Rosa Falcão, 133
3220-216 Miranda do Corvo

E-mail: anaiisbaptista@areac.pt

www.areac.pt
www.facebook.com/areac

Associação da Rota da Bairrada


Associação de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra

Em 1992 foi criado o Tribunal Arbitral de Coimbra, estrutura composta por um serviço de mediação e conciliação e um tribunal arbitral presidido por árbitro, magistrado judicial, nomeado pelo Conselho Superior da Magistratura.

Em 1995 é criada uma associação privada, sem fins lucrativos, posteriormente declarada de interesse público para manter em funcionamento o Centro de Arbitragem/ Tribunal Arbitral e que conta, atualmente, nos seus associados com:
Municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penacova, Penela, Soure e Vila Nova de Poiares.


Associação de Municípios Portugueses do Vinho


Biocant - Associação de Transferência de Tecnologia


CEC - Conselho Empresarial do Centro


CIM Região de Coimbra


CIM Região de Coimbra é uma comunidade intermunicipal que integra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua, Vila Nova de Poiares, constituída ao abrigo da Lei nº 75/2013, de 12 de setembro.

Comunidade Portuária da Figueira da Foz


Confraria do Espumante


ERSUC - Resíduos Sólidos do Centro, S.A.


InovCluster - Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro


ITECONS - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Contrução


Organização Florestal Atlantis, Associação de Desenvolvimento Florestal


Provedor de Justiça - Na defesa do cidadão



O Município de Cantanhede aderiu à iniciativa do Protocolo de Cooperação entre o Provedor de Justiça
e a Associação Nacional de Municípios Portugueses, tendo como objectivo desenvolver uma actuação conjunta e concertada no sentido de divulgar junto das populações, o conhecimento da missão e atribuições de Justiça, como órgão de defesa e promoção de direitos, liberdades, garantias e interesses legítimos dos cidadãos, assegurando, através de meios informais e gratuitos, a justiça e a legalidade do exercício dos poderes públicos.

O referido Protocolo visa dar a conhecer e proporcionar aos cidadãos os meios que lhes são facultados para apresentar queixa, de acordo com o previsto no art. 23.º, n.º 1 da Constituição da República Portuguesa e no art. 3.º do Estatuto do Provedor da Justiça.

O Provedor de Justiça é, na essência, um elo de ligação entre os cidadãos e o Poder. Não tem poderes de decisão - por isso, não manda, não impõe, não constrange os poderes públicos. Mas, sugere, convence pela força da razão, persuade pela boa fundamentação das posições assumidas em defesa dos direitos fundamentais dos cidadãos. Por isso, o seu dever é estar, sempre e esforçadamente, ao lado daqueles cujas queixas e reclamações são suportadas pelo Direito ou fundamentadas pela Justiça.

Deste modo, o Município de Cantanhede disponibiliza aos munícipes os meios informáticos adequados e o acesso gratuito ao sítio da internet em http://www.provedor-jus.pt/ de modo a que possam exercer o direito de queixa, com a assistência no preenchimento do formulário da queixa, sempre que for solicitado pelos interessados, com entrega de cópia do comprovativo da sua apresentação.

Provedor de Justiça
Rua Pau da Bandeira, 9, 1249-088 - Lisboa, Portugal.
Fax: 213 961 243

Apresentação de Queixa ao Provedor de Justiça

Perguntas e Respostas


Conteúdo atualizado a 22.07.2020