|
Will Moogley : agência de viagens
“Will e o seu amigo Tupper andam às voltas com um caso insólito. Jerrold, um espectro que em vida era guarda noturno de um museu, tem um único desejo: conseguir finalmente dormir! Mas nem mesmo como fantasma o pobre Jerrold consegue ter um pouco de paz: a sua velha casa foi ocupada pela barulhenta e insuportável família Clifford. É esse então o estranho encargo que Will aceitou: expulsar da casa de um fantasma… os vivos!” (Wook)
Cota 1-C BAC (36435) BMC
|
O livro com medo
“Para crianças a partir dos dois anos de idade, este livro, cartonado, com textos de Cédric Ramadier e ilustrações de Vincent Bourgeau ajuda as crianças a lidar com uma das emoções mais comuns entre os mais pequenos: o medo.” (Wook)
Cota 2-A RAM (44260) BMC
|
A viagem da mamã
“A mamã vai viajar. Na mala leva as meias, os livros e até o vestido às riscas. Não nos pode levar com ela. O papá e eu ficamos em casa… Depois do sucesso de "Mamã", também publicado pela Kalandraka e vencedor do VI Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados, Mariana Ruiz Johnson põe agora em foco, neste novo álbum, a experiência de uma mãe que tem de se ausentar de casa durante uns dias por motivos de trabalho, cabendo ao pai cuidar do filho ainda pequeno. (Wook)
Cota A-A JOH (42610) BMC
|
Elmer e o arco-íris
“O Elmer fica triste quando o arco-íris perde as cores. Ele quer ajudar, mas que lhe acontecerá se ele der ao arco-íris as suas próprias cores? Irá ficar sem elas para sempre?
Uma bela história sobre o que significa dar e partilhar. O elefante Elmer, criação do autor ilustrador inglês David McKee, é famoso no mundo inteiro.” (Wook)
Cota 2-A McK (33518) BMC
|
A minha primeira viagem
“Viajo feliz dentro desta nave.
TUM-TUM… TUM-TUM.
É o som dos motores.
Não tenho bússola nem mapas para me guiar.
Um dia abri os olhos e estava aqui,
em viagem para algum lugar.
Como cheguei eu até à minha cápsula? Não me lembro…
Para onde vou? Não sei…” (OQO).
Cota 2-A SÁN (39321) BMC
|
Uma letra, mil palavras
“As letras puseram-se a brincar entre si e então aconteceu uma coisa nunca vista: surgiu um imenso mar de palavras no qual convivem agora alegremente um relógio avariado, um jacaré acrobata, uma formiga apressada, um pente desdentado, um rato astronauta…!” (Wook)
Cota 3-B RIB (39010) BMC
|
|
“A maratona mais louca o mundo” 1-B STI (45631) BMC
“O meu amigo Rataldo Rock, um dos mais famosos atletas de Ratázia, pôs-me furioso com o seu superprograma de treino... Depois, juntos, participámos numa corrida extrarrática onde me aconteceu de tudo, mas mesmo de tudo...” (Wook)
|
“Um gato na árvore” 2-A ALB (35138) BMC
“Um gato perseguido por um cão sobe a uma árvore muito alta e não consegue descer. Aqueles que passam por ali sobem com a intenção de ajudar; mas a situação vai-se complicando cada vez mais e a solidariedade dos bombeiros, vizinhos e familiares acaba por se tornar um problema para a árvore, já que não aguenta com tanto peso…
A história desenrola-se em cenários quotidianos, misturando o real com o fantástico e dando um ar credível a episódios à partida inverosímeis. Finalmente, tudo se resolve com a intervenção da natureza que, de forma simples e "muito natural", conduz esta história a um final feliz.
Este é um texto com muito humor e que capta o interesse crescente do leitor através do uso dos recursos essenciais da oralidade, da atenção aos pequenos pormenores da vida e que desperta o gosto pela experiência literária.
Segundo uma perspectiva semântica, a história apresenta jogos acumulativos usados de forma lúdica e muito expressiva, e oferece-se à possibilidade da dramatização e da experimentação a partir da leitura.
O narrador lança pequenas pistas ao leitor, dando-lhe informações que, em chave cómica, ajudam a compreender o estimulante relato e marcam uma pausa no seu fluxo que se desenrola a um ritmo trepidante.
A ilustradora francesa Géraldine Alibeu apresenta-nos uma forma original e eficaz de tratar a horizontalidade e a verticalidade dos espaços, aproveitando ao máximo a dupla página do álbum. Deixa os fundos planos, juntando-lhe apenas elementos que foquem a atenção sobre as personagens e sobre o que lhes sucede. Géraldine Alibeu trabalha combinando a pintura com a colagem e joga com uma paleta de cores muito matizada, distante das cores primárias.” (Wook)
|
“Um sonho de presente” 1-B GON (35593) BMC
“Já algum tempo que Sebastião pensava como seria bom ter um irmão, mas quando os pais lhe anunciam que vão ter um bebé, este menino de sete anos nem imagina a experiência maravilhosa que está prestes a conhecer. A princípio, Sebastião preferia ter um irmãozinho com quem pudesse jogar à bola, mas depressa se habitua à ideia de ter uma irmã de quem cuidar, especialmente quando os pais lhe dizem que pode ser ele a escolher o nome. Mas o melhor ainda está para vir… Pouco antes do nascimento, algo verdadeiramente extraordinário acontece, tão extraordinário que não podia constituir um presente mais perfeito para sebastião oferecer ao novo membro da família. Para saberes qual o presente que o Sebastião deu à irmã, não deixes de ler esta história repleta de sensibilidade, encanto e emoção.”
|
“Miko sai de casa” 2-A WEN (34084) BMC
“Sempre que o Miko quer brincar, a sua mamã tem um milhão de coisas que quer que ele faça primeiro. Mas agora foi de mais, ela interrompeu a sua brincadeira pela última vez! Miko está farto e decide sair de casa! Miko e Mimiko fazem a mala e abandonam o lar. A única pergunta é: para onde irão?”
|
“Por favor, Leonor” 2-A WIS (36314) BMC
“E se tivesses uma irmã mais nova tão chatinha que nunca te largasse, nunca parasse de mexer nos teus brinquedos e que te seguisse para onde quer que fosses? Assim é Leonor, a irmã de Jorge. Jorge desespera, suplica e deseja com todas as forças que a irmã desapareça ou que o deixe sossegado ou ainda que se transforme num… Ups! E agora, Jorge?! Vem descobrir o que aconteceu à Leonor depois do desejo do seu irmão!...” (Wook).
|
“Newton e a grande confusão” 2-A TYG (32813) BMC
“Está a chover! “Vamos chapinhar”, diz o Newton para o Joca. Mas Newton apenas encontra uma das galochas e as buscas começam, causando uma grande, grande confusão! Como se isso não bastasse, no meio de tanta desarrumação, Newton descobre que perdeu algo muito mais importante… Oh, não! Onde está o Joca?” (Wook)
|
O elefantezinho amarelo
“As páginas deste livro são, no dizer de Matilde Rosa Araújo "O testemunho de um avô que encontra, no falar dos netos, a voz da poesia. Versos simples, de graça e enternecido amor". Mais uma vez, as ilustrações de Rita Madeira são surpreendentes.” (Wook)
2-A CHA (35269) BMC
|
Orelhas de borboleta
“Ter as orelhas grandes, o cabelo rebelde, ser alto ou baixo, magro ou rechonchudo... até a mais insignificante característica pode ser motivo de troça entre as crianças. Por isso é necessário um livro que demonstre a todos, tanto àqueles que fazem como àqueles que recebem algum comentário depreciativo, que esse tipo de comportamento é reprovável.
E especialmente para os que são apontados pelos outros, a mensagem que lhes transmite este conto é que convertam em positivo aquilo que para outros é motivo de gozo. Porque se devem valorizar as características que nos diferenciam dos outros para nos distinguirem como seres especiais e únicos. Porque reconhecer e inclusive reivindicar a diferença nos fortalece, aceitando-nos como somos e reforçando a nossa personalidade. Esse é o primeiro passo para aprendermos a rir-nos de nós próprios...
Luisa Aguilar mostra uma grande sensibilidade neste texto singelo e cheio de força literária, que transporta o leitor para um mundo de formas, cores, emoções e sentimentos. A figura materna destaca-se como referente vital da protagonista, que responde aos comentários das outras crianças seguindo as indicações da sua mãe: aquilo que para os outros é um defeito, para a Mara é uma vantagem de que os outros carecem.” (Wook)
2-A AGU (34591) BMC
|
A viagem da mamã
“A mamã vai viajar. Na mala leva as meias, os livros e até o vestido às riscas. Não nos pode levar com ela. O papá e eu ficamos em casa…» Depois do sucesso de "Mamã", também publicado pela Kalandraka e vencedor do VI Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados, Mariana Ruiz Johnson põe agora em foco, neste novo álbum, a experiência de uma mãe que tem de se ausentar de casa durante uns dias por motivos de trabalho, cabendo ao pai cuidar do filho ainda pequeno.” (Wook)
2-A JOH (42610) BMC
|
Olívia, a ovelha que não queria dormir
“A história da ovelha Olívia descreve a aventura de uma pequena e fofa ovelha que, mesmo com muito sono, não tinha vontade de dormir.
Desenvolvido com base na investigação científica mais atual, inclui, de forma subtil e harmoniosamente introduzidas na ação, técnicas de integração sensorial e relaxamento muscular progressivo que, através do imaginário, induzem estados emocionais destinados a organizar o sistema nervoso central e, assim, a acalmar a criança.
Para além do cheiro a alfazema, um indutor natural do sono, este livro está repleto de pequenos segredos que ajudam as crianças a adormecerem com mais facilidade e, acima de tudo, a dormirem a noite toda!” (Wook)
2-A ALM (44397) BMC
|
O coração do alfaiate
“O velho alfaiate vai descobri-lo graças a uma viagem, e nós graças a este emocionante livro de Txabi Arnal.
O autor basco, neste segundo trabalho com a OQO editora, regressa para nos contar a história deste alfaiate que sente um vazio imenso dentro do peito. E como a vida ociosa do palácio não o preenche, um dia foge da sua gaiola dourada.
Mas como poderia ele imaginar que o mundo andava tão esfarrapado! Há pobreza, desastres naturais, guerras…O velho alfaiate tem muito que coser e remendar! Só tem carrinhos de linha, agulhas de vários tamanhos e uma velha tesoura, mas onde chega, acaba com as tristezas. E como vai deixando amigos nos recantos do caminho, cada vez que deixa um lugar, o nosso protagonista ata a ponta da linha e vai soltando fio à medida que se afasta. Assim, todos os sítios visitados vão ficando ligados pelo fio, e deixa a rota traçada para quando decidir voltar.
Mas será apenas na derradeira ilustração, já sobre um mapa, que os leitores vão descobrir o verdadeiro significado da sua viagem. E a escolhida para nos revelar este segredo vai ser Cecília Varela.
A ilustradora, de origem argentina, apesar de estabelecida há vários anos no México, estreia-se com este álbum na OQO editora. Em palavras da artista, um certo traço de melancolia caracteriza o seu trabalho, e as suas técnicas favoritas para ilustrar são o acrílico e o lápis sobre papel. As imagens, umas vezes reforçam o que o texto diz, e outras desvelam aquilo que ele cala. E é assim que deve ser, na sua opinião, para que o leitor mergulhe alternativamente em qualquer um dos dois universos possíveis.
Em O Coração do alfaiate são muitos os pormenores que vale a pena comentar. O primeiro, a figura deste curioso protagonista. Reparem nele! O corpo dele não vos faz lembrar… um carrinho de linha? E o chapéu? Será um gorro ou um dedal? A sensibilidade de Cecília Varela brota nos sítios mais inesperados. Humaniza os elementos da natureza, como o sol e a lua que, lá do alto, nos sorriem ou nos olham assombrados. Também não lhe passam despercebidos esses pequenos gestos dos animais: o cão que olha de esguelha, o peixe que salta a querer morder a linha… e que tanta ternura encerram.
Para além disto, nunca como aqui, as janelas foram tão importantes. Através delas vemos os interiores das casas e mundos perfeitamente retratados nos seus pequenos pormenores: guardas que bocejam, porque será? E quem é esse menino que espreita pela janela agarrado ao seu porquinho? Um álbum mágico que se abre com um alfaiate dentro da sua gaiola particular, mas que se fecha de uma forma bem diferente: com um pássaro que voa livre. Não estás curioso?” (Wook)
2-A ARN (42630) BMC
|
Quero o meu chapéu
“O chapéu do urso desapareceu. E se ele nunca mais o encontrar?
Um dia o urso percebe que o seu chapéu vermelho e pontiagudo desapareceu. Paciente e educadamente, o urso pergunta a cada animal que encontra "Viste o meu chapéu?" mas… ninguém viu o chapéu. E se o urso nunca mais encontrar o chapéu? E se ninguém o descobrir? O mistério parece adensar-se, mas no fim percebemos que afinal alguns animais são menos honestos do que outros…. Uma história ternurenta e divertida sobre um urso ingénuo e o seu chapéu vermelho, que fará as delícias de miúdos e graúdos!” (Wook)
2-A KIA (40342) BMC
|
Leia a fábula e o cartaz “O velho, o rapaz e o burro”
|
|
“A árvore das patacas e sementes de macarrão” 2-A SOA (35357) BMC
Livro recomendado para o 2.º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.
Enganar os outros ou trabalhar para ganhar a vida. O que se deve fazer?
Estas duas histórias de Luísa Ducla Soares ajudam as crianças a refletir sobre este assunto e motivam-nas a pensar sobre algumas máximas populares:
"Espere sentado, ou você se cansa."
"Quem quer vai, quem não quer, manda."
"Quem não trabuca, não manduca." (Wook).
|
“O soldado João” 2-A SOA (36142) BMC
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 2.º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.
Esta não é a história de um guerreiro bravo e invencível, que sonha combater em busca da glória.
O soldado João era um rapaz simples, amigo de todos, que só queria viver em paz.
Como escapar às ordens do sargento, do capitão, do general que o mandavam matar quando ele só sabia manobrar a solidariedade, a alegria, o humor, desafiando todas as ordens militares?
Que lhe terá acontecido? (Wook)
|
“Diário de um migrante” 2-B ALM (44852) BMC
Esta é a história de um pássaro que tem de abandonar o seu país, a sua casa, família e amigos. Um livro que deixa uma mensagem de esperança para todos aqueles que também perderam as suas asas e têm de recomeçar. (Wook)
|
“O livro com fome” 2-A MAD (45456) BMC
Um livro hilariante para ler e reler! Devora estas páginas e descobre o que se passa com este livro comilão, onde a alimentação é abordada de forma lúdica e interativa. Excelente para leitura em voz alta. (Wook)
|
“O sapo é um herói” 2-A VEL (41924) BMC
Quando a chuva começa a cair e o rio galga as margens, o Sapo, a Pata, o Porco e a Lebre ficam isolados. O Sapo arrisca a vida para ajudar os amigos: é um herói.
Os livros do Sapo, publicados em numerosos países, abordam temas importantes com um humor calmo e inteligente. (Wook)
|
“Como te sentes?” 2-A BRO (39394) BMC
Uma voz omnisciente formula o questionário que faz com que o protagonista deste álbum, um simpático macaco humanizado, comece a expressar os habituais sentimentos e estados de ânimo que qualquer criança experimenta: aborrecimento, alegria, tristeza, enfado, culpabilidade, surpresa, curiosidade...
O texto, breve e simples, complementa-se na perfeição com as ilustrações, cujo destaque vai para a expressão e a atitude da personagem, adornadas com acessórios do quotidiano - brinquedos, pinturas, livros... - que reforçam cada conceito com a sua correspondente descrição visual.
Anthony Browne também joga com as cores, os tamanhos, as linhas cinéticas e as tipografias para intensificar a mensagem: tons sombrios para as sensações negativas e tons vivos para enfatizar as emoções positivas; figuras que diminuem para transmitir a solidão; traços ondulantes ou soltos para mostrar a descontração ou a irritação; palavras que crescem, encolhem, maiúsculas, minúsculas ou cursivas, em função da sua carga emotiva.
Como te sentes?" é um livro para primeiros leitores, especialmente concebido para que estes se familiarizem com a linguagem e a expressão das reações humanas; um livro de autoconhecimento e socialização que interage com o leitor quando e a vez do protagonista, no final, lhe devolver a pergunta inicial. (Wook)
|
Leia “Contos de Andersen”, Hans Christian Andersen (em versão PDF) em
https://www.dropbox.com/s/9e7774585uktkuo/metas_aerm_andersen_contos_de_andersen.epub
|
|
|
“A princesa espertalhona” 2-A COL (31844) BMC
Este é um livro que nos mostra uma princesa bem diferente das que marcam o universo habitual de histórias. Não quer casar, tem roupas diferentes e animais assustadores. E, com tudo isto, faz as delícias das crianças, mostrando-lhes que nem todas as princesas querem um príncipe ou que precisam dele para serem felizes para sempre. Este livro potencia essa reflexão, mas também abre portas para inúmeras atividades e para a imaginação das crianças. (Wook).
|
“Apaixonado” 2-A DAU (40588) BMC
Um maravilhoso livro escrito e ilustrado por Rébecca Dautremer.
Ernesto está apaixonado pela Salomé, mas não sabe como dizer-lhe. Todos querem dar a sua opinião. Apaixonar-se é...
Um livro fascinante para entrar nos mistérios e segredos do amor. (Wook)
|
“Se eu fosse muito alto” 2-A MOT (30975) BMC
Livro recomendado para o 1.º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.
António Mota conta aos pequenos leitores o que seria possível fazer caso se fosse muito alto. André Letria ilustra de forma original as ideias por vezes irreais, mas repletas de criatividade O resultado é absolutamente hilariante. Ideal para crianças em idade pré-escolar. Para aprender, imaginar, sonhar... (Wook)
|
“Lola na quinta” 2-A WES (33036) BMC
A menina Lola vai visitar a quinta e a sua presença acaba por causar um enorme reboliço entre os animais. (Wook)
|
“O elefante Cor-de-rosa “2-A DAC (41184) BMC
Livro recomendado para o 2.º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.
Reedição de um pequeno conto de Luísa Dacosta - porventura um dos mais emblemáticos da sua obra no domínio da literatura infantil -, que conserva as ilustrações originais da primeira edição (de 1974), da autoria de Armando Alves. A história desenrola-se em torno de um pequeno elefante cor-de-rosa, que é a cor dos sonhos das crianças, e fala-nos, num primeiro momento, do "mundo amável" em que ele vivia, juntamente com outros elefantes cor-de-rosa. Era um mundo de paz e de alegria, onde não havia sofrimento. Confrontado, num segundo momento, com a morte inesperada deste seu mundo, o elefante vê-se obrigado a partir e acaba por ir viver para a imaginação de uma criança! Uma história de sonho e fantasia, que aborda, porém, ainda que de forma magistralmente subtil, valores tão importantes como a amizade, a solidariedade e a entreajuda. Aparentemente simples, na forma e no conteúdo, este pequeno conto revela-se, afinal, fortemente cativante, seduzindo tanto pela riqueza das emoções que desperta como dos simbolismos que encerra - tão ao jeito de Luísa Dacosta! (Wook)
|
“Um pesadelo no meu armário” 2-A MAY (34548) BMC
Livro recomendado para o 1.º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.
No meu armário havia um pesadelo, mas um dia decidi encará-lo e livrar-me dele para sempre. (Wook).
|
“Meu amor”
Mãe, vais amar-me durante toda a vida? - pergunta o Gonçalo. É desta forma que começa este livro maravilhoso e comovente que conta a história do amor de uma mãe pelo filho. Um livro que nos pertence a todos, que nos comove do princípio ao fim e que nos relembra que este é um amor incondicional!
A destacar: ideal como presente; texto comovente e divertido; apresenta de forma interessante e a partir da perspetiva da mãe o que a criança faz bem e mal; reforça a certeza de que uma mãe amará os seus filhos aconteça o que acontecer. (Wook)
2-A DES (43213) BMC
|
“Boa viagem bebé”
A viagem vai ser grande. Não me posso esquecer de nada… O bebé prepara-se para fazer uma viagem. Junta o biberão, o peluche, a chucha e, claro… o seu livro preferido. O papá muda-lhe a fralda e veste-lhe um superfato de viagem. A mamã pega-o ao colo e liga o motor colorido. Chegou o momento: boa viagem, bebé! Uma história ternurenta e bem-humorada sobre o ritual diário de um bebé e da hora de ir para a cama. (Wook)
2-A ALE (40408) BMC
|
“Quero a minha Mãe”
Primeiro apareceram os livros, depois foram adaptados para formato televisivo, actualmente em exibição no programa Zig Zag da RTP 2, a verdade é que ninguém fica indiferente às histórias da pequena Princesinha. Tony Ross soube aproximar-se do universo dos mais jovens leitores e criou uma personagem que apesar de pertencer à realeza, vive aventuras como qualquer outra criança da sua idade. Neste novo livro, a Princezinha depois de diversas peripécias chama por uma figura recorrente: a sua mãe. E só ela consegue resolver os obstáculos com que a filha se depara, como daquela vez em que afirmou com toda a certeza em como não havia nenhum monstro debaixo da cama, ou quando elogiou um desenho borratado afirmando que lhe parecia um dia de chuva. No final, os leitores vão ter uma enorme surpresa, em vez de ser a princezinha a chamar pela mãe, é a mãe a chamar por ela. Quem diria? (Wook)
2-A ROS (35594) BMC
|
“O coala que foi capaz”
O Kevin é um coala que gosta de manter tudo na mesma, exatamente na mesma. Mas quando um dia a mudança surge sem ser convidada, o Kevin descobre que a vida pode estar cheia de novidades e ser maravilhosa!
Dos criadores de O Leão Que Temos Cá Dentro, esta é uma história bem engraçada para quem acha que a mudança é um bocadinho preocupante.
2-A BRI (45006) BMC
|
“Coração de Mãe”
Esta história fala-nos de um cordão umbilical entre a mãe e os filhos que nunca se corta, apenas estica.
Assim se desvendam alguns mistérios das mães. O olhar os filhos com uma centelha nos olhos, o cuidar deles - no fundo tudo o que acontece ao filho - espelha-se no coração da mãe. (Wook)
2-A MAR (35118) BMC
|
“O Tomé não gostava de assoar o nariz”
"O Tomé ouvia distraidamente a conversa e estava ranhoso como de costume.
Espontaneamente passou uma das mangas da sua camisola pelo nariz, deixando nela o rasto da "passagem do caracol"!
A médica ao reparar naquele gesto perguntou:
- Então Tomé, tu ainda não aprendeste a assoar o teu nariz?
O Tomé corou..." (Wook)
2-A CAS (43300) BMC
|
“Serei uma plantinha daninha?”
Serei uma plantinha daninha? Conta-nos a história de uma pequena semente que tem medo de vir a ser uma planta daninha. Na horta, junto de outros frutos e legumes, ela cresce muito confusa, por não saber, ao certo, o que virá a ser. Neste conto, para crianças pequenas, encontramos uma plantinha que, como qualquer um de nós, tem as suas dúvidas e receios…”
2-B CAN (45396) BMC
|